Iniciamos a nossa visita na tradicional vila piscatória da Ericeira, reconhecida zona de veraneio, oferecendo das melhores praias a nível europeu para a prática de surf e que apesar do seu crescimento como destino turístico, mantém as suas características originais. Tempo livre para passeio.
Após um agradável passeio pelas pitorescas ruas da Ericeira, continuamos a nossa visita numa das aldeias museu mais reconhecidas a nível nacional, a Aldeia – Museu José Franco ou Aldeia Típica do Sobreiro, criada a partir de um sonho do escultor e oleiro José Franco de recriar uma aldeia de carácter etnográfico, onde os visitantes podem contatar com réplicas representativas dos costumes e profissões do tempo da sua infância. Uma aldeia que nos remota a tempos antigos e que faz as delícias de miúdos e graúdos enquanto caminhamos pela carpintaria, a loja da Ti Lena (uma mercearia), a ferraria, a adega, a escola, o moinho, a cozinha saloia e o barbeiro.
Despedimo-nos desta admirável aldeia e partimos em direção à vila de Mafra para visitarmos uma das mais espectaculares obras nacionais, o Palácio de Mafra mandado construir por D. João V no século XVIII em consequência de um voto que o jovem rei fizera se a rainha D. Maria Ana de Áustria lhe desse descendência e que constitui a mais grandiosa obra do barroco português, integrando um Paço Real, uma Basílica, um Convento Franciscano e uma importante Biblioteca. Tempo livre para almoço.
Após o almoço visitamos a floresta encantada da Tapada Real de Mafra, criada em 1747 com o objectivo de formar uma zona envolvente do Palácio Nacional de Mafra, que permitisse a criação de uma área de recreio venatório do Rei e da sua corte e ainda de fornecer lenha e outros produtos ao Convento. A tapada em 1828 foi dividida em três partes, estando actualmente uma delas sob administração militar.
Com quase quatro séculos de história, é uma floresta encantada onde podemos encontrar veados, gamos, javalis entre uma grande diversidade de espécies animais e vegetais.
Podem completar a vossa visita através da marcação das várias actividades que a Tapada Nacional de Mafra oferece.